Portal da Cidade Vassouras

ROBÓTICA

Alunos de Volta Redonda começam a fazer capacitação em robótica

Curso visa formar implementadores para ampliar projeto de robótica nas escolas de Volta Redonda.

Publicado em 09/04/2018 às 07:33

Robótica aumenta o interesse dos alunos na rede municipal de Volta Redonda (Foto: Divulgação)

Criado há quatro anos no município, o projeto Robótica Educacional em breve será ampliado para mais 20 unidades escolares. Atualmente são atendidos em torno de 120 alunos, de 6 a 9 anos, em seis unidades escolares do município. De acordo com a professora Ana Paula Batista Rodrigues, especialista em Tecnologia Aplicada à Educação e coordenadora do projeto robótica Educacional, a intenção da Secretaria de Educação era oferecer o projeto a todas as unidades, mas por falta de profissionais capacitados em robótica não foi possível.

"Em 2018 ampliamos o projeto de quatro para seis unidades escolares. Nossa expectativa é que para 2019 possamos atingir mais 20 escolas, totalizando 26 unidades escolares, incluindo as escolas de tempo integral", afirma.

Segundo Ana Paula, a seleção das escolas que já desenvolvem o projeto foi por opção da coordenação do projeto Sábado na Escola, que optou por unidades que já tinham profissionais com alguma noção de robótica.

Atualmente o projeto atende alunos de seis a nove anos da Escola Municipal Tocantins; E.M. Paulo VI; E.M. Maria Rosa; E.M. João Pio de Abril; E.M. Jiulio Caruso e E.M. Wandir de Carvalho.

"São quatro horas de curso aos sábados onde atualmente 120 alunos são atendidos nas seis unidades de ensino. Este projeto proporciona aos alunos a criatividade motora e aumenta conhecimentos cognitivos. As aulas contribuem para despertar o interesse e aumentar a frequência dos alunos no projeto Sábado na Escola. Como também ajudam no raciocínio lógico, criatividade e afetividades. Os alunos focam o projeto por seis meses podendo ampliar este tempo na função de monitores pelo tempo que desejarem", destaca.

Uma das grandes vantagens deste projeto, segundo a professora Ana Paula, é que o material utilizado é feito através de sucatas eletrônicas utilizando software e hardware livre, que por ser de baixo custo e de reaproveitamento de lixo eletrônico e sucatas possibilita atender a um grande número de alunos.

"O nosso maior problema neste projeto era encontrar professores capacitados em robótica aplicada à educação, para isso a secretaria municipal de Educação já iniciou na última sexta feira, 23, a capacitação em robótica educacional para aproximadamente 25 implementadores de informática aplicada à educação. Neste primeiro dia foi mostrado aos professores o objetivo do projeto, a plataforma utilizada e sobre os componentes a serem utilizados", ressalta.

Tempo

A professora lembrou que os profissionais da educação foram convidados a participar e não convocados. Segundo ela, a formação deste tipo de profissional leva em torno de seis meses. Já a capacitação será toda sexta feira, das 7h às 11h30 e dura entre 10 a 13 aulas incluindo aulas práticas, teóricas e realizações de projetos.

"No momento o nosso objetivo é capacitar estes profissionais para oferecer professores capacitados em atuar neste projeto, para no futuro poder ampliar o projeto de robótica em mais unidades escolares. A nossa ideia é iniciar em 2019 a ampliação deste projeto de robótica para mais 20 escolas com a possibilidade de incluir algumas escolas da educação infantil. O prefeito está apoiando o projeto juntamente com a secretaria de educação, fazendo a arrecadação desse material empregado nas aulas", explica.

Deixe seu comentário