Portal da Cidade Vassouras

BRASÍLIA

Alunos de Resende vão representar a região na Olimpíada do Conhecimento

Estudantes estão na expectativa para o evento e vão levar invenções que têm o objetivo de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

Publicado em 03/07/2018 às 02:16

Alunos de Resende vão representar a região na Olimpíada do Conhecimento em Brasília (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Enquanto os olhos do Brasil e do mundo estão voltados para a Copa da Rússia, um grupo de estudantes de Resende, no Sul do Rio de Janeiro se prepara para a Olimpíada do Conhecimento, que vai acontecer em Brasília.

Os alunos estão na expectativa para o evento e vão levar invenções que têm o objetivo de preservar o meio ambiente e, também, de melhorar a qualidade de vida da sociedade de um modo geral.

Entre as invenções, está uma luva que consegue reconhecer os gestos da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O aluno do curso de técnico em mecatrônica do Senai, Igor Monteiro, quem teve essa ideia e transformou a teoria em prática. O equipamento ainda está em fase de testes, mas já gera uma grande expectativa.

O portador de deficiência vai vestir a luva e todos os sinais feitos por ele do alfabeto (de Libras) vai aparecer em forma de texto em um pequeno display. Futuramente, poderei utilizar sinais completos, pois, por enquanto, só utiliza o alfabeto e quem sabe, áudio para a gente poder escutar um deficiente auditivo ‘falar’”, explicou Igor.

Cada disciplina do curso contribuiu de alguma forma para o projeto sair do papel. Na Olimpíada, o jovem estudante pretende não só competir, mas também trocar experiências e compartilhar conhecimento.

Vou buscar conhecimento conversando com as pessoas que entendem um pouco da área também. Vou mostrar meu conhecimento, do que eu sei, apresentar o projeto para as pessoas para que, futuramente, elas possam conhecer mais e até utilizar o aparelho”, contou Igor.

Além da luva que é capaz de “ler” os gestos da Língua Brasileira de Sinais, mais um projeto será apresentado por outros alunos da região. Trata-se de um projeto que propõe o reaproveitamento da água da chuva, protótipo que pode ser aplicado em qualquer tipo de construção. A ideia é de alunos do Ensino Médio do Sesi Resende. Eles pensaram em cada detalhe, desde a captação até o tratamento da água.

Nosso objetivo principal é reutilizar essa água da chuva, encontrando outro meio material de aplicá-la. O meio que a gente achou legal foi o ‘telhado verde’, que tem vários outros benefícios para a sociedade e para um ambiente terrestre também. Então, a gente consegue fazer a captação dessa água, o tratamento e o armazenamento. Depois, em períodos de seca, essa água que foi captada pela chuva, ela é liberada para o telhado verde, garantindo a sua auto-irrigação”, explicou Ravi Flores, estudante.

Do planejamento, até essa etapa, foram três meses de trabalho em sala de aula. Ele vai ser apresentado na Mostra de Ciência e Engenharia, que acontece dentro da Olimpíada do Conhecimento. Além de Resende, alunos de Barra Mansa também estarão no evento representando a região.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Este ano, o evento vai acontecer de quinta-feira (5) a domingo (8), em Brasília, no Distrito Federal. Os alunos embarcam nesta segunda.

Acho que eles vão viver muitas experiências… perceber que um projeto pode trazer uma melhoria social; perceber que eles são protagonistas dentro do desenvolvimento deles, da própria vida, da sociedade. Com certeza serão alunos muito mais motivados em aprender e esse é o sonho de todo educador”, opinou a diretora do Sesi Resende, Ana Paula Lemos.

Deixe seu comentário