Portal da Cidade Vassouras

HORTA

Alunos de Barra Mansa ganham mudas para projeto ‘Horta nas Escolas’

Finalidade do projeto é conscientizar estudantes sobre a importância da alimentação saudável e de cuidados com o meio ambiente.

Publicado em 09/04/2018 às 22:03

Mudas entregues a alunos são de produtores de Santa Rita de Cássia (Foto: Paulo Dimas)

Cerca de 500 mudas de hortaliças foram doadas para o Ciep 292 Professora Jandyra Reis De Oliveira, no Getúlio Vargas, que atende alunos das redes municipal e estadual. A doação foi feita pela prefeitura e faz parte do projeto piloto de confecção de hortas nas unidades escolares do município. A intenção  é expandir a ideia para outras escolas.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, explicou que o projeto Horta na Escola tem como objetivo envolver a comunidade escolar chamando a atenção para o meio ambiente.

"As hortas nas escolas despertam nos alunos a curiosidade em relação à logística do alimento, o processo de plantio e colheita e quais as práticas de cuidado com a comida que chega à mesa de cada um", disse.

As mudas doadas foram cultivadas por produtores rurais do distrito de Santa Rita de Cássia. De acordo com o biólogo e gerente de Reflorestamento da secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Turbay, o foco do projeto Horta na Escola será a melhoria da alimentação com a utilização de produtos saudáveis e sem componentes químicos em sua produção.

"Durante o cultivo das hortaliças, os alunos serão acompanhados pelos professores e por uma equipe do Meio Ambiente através de palestras de educação ambiental com foco na produção de mudas, biofertilizantes e reutilização de materiais e alimentos para o adubo e cultivo", disse.

As hortas serão cultivadas de duas formas: suspensa, com utilização de garrafas pets, e no chão, através de blocos de concreto que formarão uma horta em formato de mandala. “A ideia é que os estudantes trabalhem o conceito de sustentabilidade reutilizando materiais que seriam descartados como as garrafas pets para confeccionar as hortas, trabalhando assim a importância da reciclagem e diminuição do lixo”, disse Turbay.

Deixe seu comentário