Portal da Cidade Vassouras

Pais já começam a investir na compra do material escolar

Especialistas garantem que pais podem encontrar bons descontos e ainda garantir produtos sem reajuste anual.

Publicado em 26/12/2017 às 01:00

Embora o período seja de atenção aos pedidos de presentes de Natal das crianças, pais e responsáveis que têm filhos em idade escolar também podem aproveitar o último mês do ano para economizar. É que o finalzinho do ano também pode ser um bom momento para garantir o material escolar de 2018.

Segundo economistas, dezembro é, na verdade, o melhor mês para a compra dos artigos escolares, levando em conta alguns fatores peculiares ao período do ano. Muitas lojas e papelarias oferecem descontos especiais nesta época do ano. Somado a isso, o material ainda está sendo vendido sem o reajuste anual. Outra oportunidade de garantir a economia é investir parte do 13º salário nas compras à vista, o que faz com que as lojas ofereçam um desconto ainda maior.

De acordo Joana da Silva Torres, gerente de uma papelaria, a cada ano cresce o número de pais descobrindo a vantagem de comprar o material das crianças antes do ano terminar. De acordo com ela, tem pai que chega a incluir como presente de Natal itens como mochilas e lancheiras. Geralmente os que mais pesam no orçamento devido ao apelo a personagens infantis.

"Vale muito a pena comprar o material em dezembro e aproveitar os descontos. Como hoje as escolas liberam a lista antes das crianças saírem de férias, muitas pessoas estão aproveitando para comprar, pelo menos, os itens básicos", comentou a gerente.

Segundo ela, outra vantagem de comprar o material escolar agora é que o cliente pode escolher melhor o que precisa, sem precisar enfrentar filas e disputar atendimento.  “Muitas pessoas deixam para comprar o material na semana de volta ás aulas e aí todas as lojas já estão muito cheias e os produtos já como reajuste referente ao novo ano. Quem puder aproveitar os próximos dias para comprar o material, com certeza não irá se arrepender”, destacou Joana.

Mês favorável

Segundo a economista Paloma de Lavor Lopes, o mês de dezembro é realmente favorável para a compra de material escolar. Normalmente, os preços ainda não foram reajustados, mas também porque muitas lojas especializadas estão em um período de “queima de estoque” dos materiais que foram moda em 2017 e que não necessariamente serão moda em 2018.

Evitar os produtos da moda é uma ótima forma de economizar. Mas, se não tiver jeito e a criança quiser muito um determinado tema, compre apenas um elemento de baixo valor como, por exemplo, um estojo. Vale lembrar que comprar a vista é sempre a melhor opção e, caso os pais possam, o décimo terceiro é melhor ainda. O importante é evitar longos parcelamentos e ter a consciência de que o início do ano engloba outros tipos de despesas”, disse a economista.

Experiência valeu a pena

A gestora em RH Viviane de Barros, de 39 anos, há dois vem optando em antecipar a compra do material escolar da filha, de apenas seis anos. De acordo com ela, no final do ano passado ela seguiu o conselho de uma amiga, que já mantém esse hábito, e diz ter encontrado muitas vantagens. Com a lista de material em mãos desde novembro, quando efetuou a matrícula da filha para o próximo ano, Viviane conta que teve tempo de pesquisar os valores e ir comprando aos poucos, conforme ia encontrando os melhores preços.

Meu marido e eu recebemos a primeira parcela do 13º e já separamos uma quantia para o material. Como o foco das pessoas nesse período é outro, pude ver tudo com muita calma nas papelarias, fui anotando os preços, vendo onde estava mais em conta e depois fui comprando. Como tudo foi pago em dinheiro ainda deu para chorar descontos e, com certeza, fizemos uma boa economia. Deixar para comprar perto do retorno das aulas gera muito estresse e acaba que não conseguimos fazer essa pesquisa de preços, com calma. Dezembro, com certeza, é a melhor época para comprar”, garantiu a gestora.

Deixe seu comentário