Portal da Cidade Vassouras

ISSO É CULTURA!

Volta Redonda terá um Memorial e Centro Histórico aberto ao público

Projeto está sendo desenvolvido pelo historiador e professor Adelson Alves

Publicado em 04/03/2018 às 00:33

Reunião: Objetivo do memorial é estimular a pesquisa e recuperar a memória dos aspectos importantes da cidade (Foto: Divulgação)

Volta Redonda terá um espaço dedicado para a sua história. Nesta semana o projeto de um Memorial e Centro Histórico-Cultural foi apresentado à secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro. O projeto está sendo desenvolvido pelo historiador e professor Adelson Alves. O local, que ainda será definido, terá todo acervo histórico da cidade para ser disponibilizado à população e aos acadêmicos, de maneira catalogada e digital.

A ideia partiu do próprio prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, que quer fomentar o turismo na cidade com esse centro. Já existe um projeto de um memorial desenvolvido pelo IPPU (Instituto de Planejamento, Pesquisa e Urbanismo). O historiador ampliou a ideia original e também acrescentou o centro histórico-cultural.

"Queremos funcionar nos mesmos moldes da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. A ideia original vem do IPPU. Em uma conversa conjunta, decidimos que poderíamos ampliar aquela proposta para que o memorial se torne um grande centro de debates sobre a cidade de Volta Redonda", frisou o responsável pelo projeto.

Segundo Aline Ribeiro, não chega a ser um museu. “A ideia do Adelson é ser um espaço de valorização da história do município. Será um espaço educativo, de formação histórica, que poderá ser utilizado para seminários, estudos, ações educativas. Queremos que seja um espaço de pesquisa, de memória”, diz.

Para a secretária de Cultura, a cidade tem poucos espaços com esse propósito.

"O espaço vai poder ser utilizado por artistas, faculdades, escolas, alunos, toda a população vai poder desfrutar do espaço", adianta.

Para o prefeito Samuca Silva, o objetivo do memorial é estimular a pesquisa, recuperar a memória dos aspectos importantes da cidade, discutir temas da atualidade, além do fomento ao turismo. “Nossa cidade já tem excelentes trabalhos de pesquisa sobre nossa história, feitos por pesquisadores da região, e também pelas universidades. O espaço será para sistematizar uma política que envolva os vários atores sociais da cidade, pensando e repensando a história de Volta Redonda por vários ângulos”, diz o prefeito.

De acordo com Aline, já existem algumas possibilidades de espaço para a implantação do Memorial e Centro Histórico-Cultural.

"Já temos duas possibilidades reais de localização, mas ainda não podemos dizer por estar em fase de implantação. Esse ano já vamos começar a movimentar esse projeto, arrecadar recursos, enfim, fazer com que ele ganhe vida. Vamos envolver a população, pesquisadores e historiadores para juntar o material que ficará exposto", diz a secretária ressaltando que a previsão de inauguração é para o ano que vem, e que o espaço será aberto ao público.

Para que o projeto saia do papel, a secretária Aline Ribeiro entrará em contato com o Iphan (Instituto de Patrimônio e Artístico Nacional), Ibram (Instituto Brasileiro de Museu) e a Superintendência de Acervo Histórico. “Penso que será uma grande contribuição para o resgate da memória de nosso povo e nossas lutas, que vai se perdendo em tempos de transformações profundas no cenário mundial”, finaliza a secretária.

Deixe seu comentário