Portal da Cidade Vassouras

VOLTA REDONDA

Projeto gratuito de cinema itinerante acontece segunda-feira em Volta Redonda

O Cine Gira Brasil promove sessões diárias e gratuitas de cinema.

Publicado em 28/08/2022 às 12:00

Antes de chegar a Volta Redonda, o Cine Giral Brasil esteve em Barra Mansa e Resende (Foto: Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda)

Com exibição gratuita de filmes que marcaram a infância e a adolescência de diversas gerações, o Cine Gira Brasil chega a Volta Redonda no próximo dia 29. O caminhão que transporta uma sala de cinema especialmente montada para o projeto irá estacionar segunda-feira na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília.

Nesta temporada, estarão em cartaz os longas-metragens “O Rei Leão”, “Wall-e”, “Aladdin” e “Tom & Jerry”, que serão divididos em cinco sessões diárias às 8h, 10h, 13h30, 15h e 19h. O Gira Gira Brasil, por meio das secretarias municipais de Cultura (SMC) e de Educação (SME), fechou agendas com escolas do município, mas também recebe livre demanda.

Antes de chegar a Volta Redonda, o Cine Giral Brasil esteve em Barra Mansa e Resende. E depois do estado do Rio de Janeiro, o caminhão segue para o Paraná, onde fica de 12 a 16 de setembro, nos municípios de Pinhais e São Mateus do Sul. As últimas paradas do cinema itinerante são as cidades de Erechim e Vacaria, no Rio Grande do Sul, onde as sessões serão realizadas entre 19 e 23 de setembro.

Em doze anos de estrada, a iniciativa já visitou todas as regiões brasileiras e recebeu cerca de 180 mil pessoas. De acordo com Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, o objetivo é ampliar esse número e tornar o acesso à cultura e ao cinema cada vez mais democrático. “O projeto vai a locais públicos e permite que as pessoas tenham contato com o cinema de forma simples”, disse.

A sala onde são exibidos os longas metragens tem 30 poltronas, telão de 120 polegadas, sistema de som e estrutura que garante acessibilidade. A estrutura recria a atmosfera de uma verdadeira sala de cinema em qualquer lugar.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Cine Gira Brasil tem realização do Ministério do Turismo e da Magma Cultura, com apoio das prefeituras dos municípios que recebem a atração.

O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, afirma que o Gira Gira Brasil segue a linha de popularizar o acesso à Cultura que está implantando no município. “Temos que aproximar as ações da população, facilitar o consumo da arte. E o cinema gratuito é uma ferramenta importante para garantir este acesso”, falou.

Veja a programação completa:

  • Volta Redonda – 29 de agosto a 02 de setembro
  • Sessões: 8h, 10h, 13h30, 15h e 19h
  • Local: Praça Brasil – Vila Santa Cecília

Deixe seu comentário