Portal da Cidade Vassouras

Parques estaduais são opções de lazer para as férias de verão

Região oferece atrações para todos os gostos e atrai turistas de todo o país.

Publicado em 07/01/2018 às 01:00

Os parques estaduais são atrativos para aqueles que pretendem fazer um programa diferente no verão. Administradas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), as unidades de conservação possuem opções de lazer para que os visitantes possam aproveitar melhor os dias mais ensolarados do ano: banhos de cachoeiras, caminhadas ecológicas, Stand Up Paddle, canoagem e atividades radicais como rapel e escalada são oferecidos para as mais diversas idades.

Na região, os moradores podem visitar o Parque Estadual da Serra da Concórdia, Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Estadual da Ilha Grande, além do Parque Estadual Cunhambebe.

O Parque Estadual Cunhambebe tem uma área aproximada de 38 mil hectares, o Parque Cunhambebe está situado na Região da Costa Verde do Estado e abrange parte dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro. Com 1,5 mil metros quadrados, a sede sustentável conta com sistemas de energia solar para aquecimento de água, reuso de águas pluviais e telhado verde.

Um dos atrativos da unidade de conservação é o circuito de cachoeiras da trilha do Sahy, cujo percurso é repleto de poções e quedas d’água. A trilha termina no mirante do Sahy, de onde se pode observar a Baía de Sepetiba e o Vale do Rio Sahy, em Mangaratiba.

Outra boa dica é a cachoeira Véu da Noiva, conhecida em função do seu fácil acesso e sua extensa queda d’água. Na parte inicial da caminhada, existem poços para banho, mas a cachoeira Véu da Noiva é a que se destaca. A trilha para o atrativo é leve. Em agosto de 2016 foi inaugurada, no topo da cachoeira, a obra de arte “Um com a Natureza” (One with Nature) da artista plástica japonesa Mariko Mori. A peça é um anel acrílico, com três metros de diâmetro e duas toneladas, que muda do azul para o dourado conforme a incidência dos raios solares. A proposta da escultura – uma representação do sexto anel olímpico – é aumentar a consciência para a conservação da natureza e união da humanidade com ela através da arte.

O Pico do Sinfrônio, com 1,5 mil metros, em Angra dos Reis, e o das Três Orelhas (1,1 mil metros), em Mangaratiba, além da Pedra da Conquista e o sítio histórico da Estrada Imperial são as outras atrações do parque.

Serviço

O parque está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h.

Telefone: (21) 3789 2965

Endereço: Estrada da Cachoeira s/nº – Rodovia Rio-Santos – Km 423 – Vale do Sahy – Mangaratiba – RJ

 

Parque Estadual da Ilha Grande tem dez praias

Segundo maior parque insular do Brasil, o Parque Estadual da Ilha Grande abrange cerca de 80% da Ilha Grande. Com mais de 12 mil hectares, a unidade de conservação abrange dez praias além de costões rochosos, florestas, restingas, manguezais, rios, cachoeiras, lagoas, construções históricas e mais de 80 quilômetros de trilhas.

Um dos atrativos mais visitados do Parque Estadual da Ilha Grande é a Cachoeira da Feiticeira. O visitante precisa percorrer 1,8km de trilha. O caminho começa na Vila do Abraão e leva para Cachoeira da Feiticeira. O percurso é de dificuldade moderada com subidas e descidas pela mata, trechos com vegetação fechada e rala. Ao chegar, é possível avistar uma bela queda d’água de aproximadamente 15 metros de altura.

Já a trilha Abraão-Lopes Mendes possui 7,8 km de trajeto. O caminho considerado de moderado grau de dificuldade é utilizado por visitantes que desejam conhecer a Praia de Lopes Mendes considerada uma das mais belas do mundo. Ao longo do percurso, é possível acessar as praias de Palmas, Mangues e Pouso. A caminhada pode levar até quatro horas.

Serviço

Visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h.

Endereço da sede: Avenida Nacib Monteiro de Queiroz, s/nº - Vila do Abraão – Ilha Grande – Angra dos Reis – RJ

CEP 23.968-000

Tel.: (24) 3361-5540

Serra da Concórdia faz parte da região do Vale do Café

O Parque Estadual da Serra da Concórdia abrange áreas do município de Valença. Atualmente, a unidade de conservação está passando por processo de ampliação territorial de cerca de cinco mil hectares onde serão incluídas partes dos municípios de Barra do Piraí.

A Serra da Concórdia faz parte de uma região turística oficialmente denominada Ciclo do Vale do Café Fluminense, em virtude de ter sido responsável por 75% da produção mundial de café no século XIX. Em função de sua importância história estar ligada ao café, o parque e sua região do entorno possui um legado muito rico de fazendas, praças históricas, museus, estações ferroviárias e festas culturais, proporcionando para o visitante a oportunidade de conhecer suas riquezas naturais e histórico culturais em uma mesma viagem.

A sede do parque é uma ótima opção de base de apoio para quem busca circuitos longos de pedalada interligando a Serra dos Órgãos e a Serra de Itatiaia e/ou circuitos menores já praticados na região entre Volta Redonda, Vassouras e Três Rios.

Próximo à sede do parque, na trilha da Capivara e dos mirantes da Serra da Concórdia e de Barão de Juparanã o visitante pode desfrutar de pequenos bosques com estruturas para piquenique e descanso, e também percorrer caminhos em trechos em meio a uma floresta em recuperação nas margens do Rio Paraíba do Sul.

Serviço

Sede: Avenida Barão de Santa Mônica, 700, RJ 115.

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira de 9h às 18h. Visitação aos finais de semana e feriados somente com agendamento prévio.

Telefone: (21) 98596-8763

E-mail: pescusopublico@gmail.com

 

Pico da Pedra Selada tem 1.755 metros de altitude

Com aproximadamente oito mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Selada abrange partes dos municípios de Resende e Itatiaia e também uma região do Médio Vale do Paraíba do Sul fluminense da Serra da Mantiqueira. Tem como principal atrativo turístico o pico da Pedra Selada, com 1.755 metros de altitude, de onde é possível ter uma visão de 360 graus do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, incluindo o Pico das Agulhas Negras além de uma bela vista do Rio Preto que faz a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Além disso, o parque possui muitos rios e cachoeiras propícias para as atividades turísticas com destaque para o Poço do Rio Marimbondo, na famosa vila de Visconde de Mauá.

Bosque do Visconde

O Bosque do Visconde é um espaço natural onde o visitante pode conhecer melhor a natureza local. Localizado em Visconde de Mauá – famosa vila de grande potencial turístico. Em apenas meia hora, é possível percorrer o trajeto que conta com um bosque de araucárias, mirantes em pontos estratégicos com destaque para a Pedra Selada e uma vegetação em diferentes estágios regenerativos, o que faz do bosque um atrativo que promove a interação entre o morador, o visitante e a Mata Atlântica. O acesso ao Bosque do Visconde fica na Avenida Presidente Wenceslau Braz, 200.

Serviço

Visitação: de domingo a domingo, das 9h às 17h.

Sede: Av. Presidente Wenceslau Braz, 200, Visconde de Mauá, Resende – RJ

Telefone: (24) 3387.2318

Deixe seu comentário