Portal da Cidade Vassouras

MULHER

Força das mulheres é destaque na programação da Glocal Experience

Projetos, inspirações e muito debate sobre a potência feminina para um futuro mais sustentável fecham o último dia de evento na Marina da Glória

Publicado em 18/07/2022 às 16:00
Atualizado em

Educadora social Fabiane Oliveira

Ah, comigo o mundo vai modificar-se”, escreveu Carolina de Jesus em seu livro O Quarto de Despejo, em 1960. A escritora, mulher negra e catadora de papel, descreveu a fome e a realidade da favela. Ela é hoje a inspiração da cooperativa de mulheres de Mesquita, Coopcarmo, que desenvolve o trabalho de coleta seletiva em todo o estado. Neste último dia de Glocal Experience, a arte sustentável delas atraiu quem estava no evento para a oficina de Cadernos Criativos.

Assim como Carolina de Jesus, que escreveu toda a sua obra em papéis catados na rua, as educadoras sociais ensinaram adultos e crianças como é possível reinventar materiais descartados. Bulas de remédios, pedaços de jornal, lã, CDs. Tudo foi reaproveitado na oficina oferecida pela Águas do Rio e o Instituto Aegea.

A gente se inspira em Carolina, uma catadora que se reinventou a partir da reciclagem. Quando ela diz que quer modificar o mundo, a gente vê força e se espelha nela para seguir trabalhando dentro do conceito de sustentabilidade”, explicou a educadora social do projeto, Fabiane Oliveira. Para ela, repensar é a palavra que definirá o futuro do planeta “É preciso repensar o consumo, o quanto de lixo produzimos, o que podemos reciclar, que hábito vamos mudar, como vamos nos reinventar. Esse é o único caminho se queremos um futuro melhor”, afirmou.

Com seus cadernos em mãos, as amigas Julia e Laura, de 10 e 12 anos, participaram da oficina. “Usamos cola, pedaço de pano, papelão e meu caderno ficou lindo. Foi muito legal. Um jeito criativo de reciclar as coisas”, afirmaram.

A força feminina esteve presente em toda a programação da Glocal Experencie. Palestras, cursos, oficinas e workshops destacaram a força que as mulheres têm de mudar o mundo. Neste domingo (17), a Águas do Rio levou lideranças do programa Afluentes, que atuam em Bonsucesso e Higienópolis, na região Norte da capital. Elas conheceram um pouco mais sobre os projetos da concessionária para a limpeza da Baía de Guanabara e participaram da palestra Diálogos Estruturados: Lideranças Femininas, que debateu temas como o desenvolvimento de uma economia sustentável.

De acordo com Hilda do Nascimento, liderança em comunidades como Manguinhos e Jacarezinho, as periferias já se articulam para gerar renda própria de forma sustentável. “Em Manguinhos trabalhamos com uma horta orgânica que gera renda para os moradores e alimentos saudáveis. Aliás, saúde é meio ambiente limpo, água de qualidade. É também consciência de cada um. Acredito que nós mulheres somos as mensageiras e articuladoras dessa nova forma de pensar e agir”, afirma.

A liderança Joice Ferreira, de 39 anos, complementa: “vim aqui para olhar para o futuro e ele só existe se fizermos algo agora”. Ela é eletricista e está se especializando em energia limpa. “Quero levar para as comunidades que atuo uma possibilidade mais sustentável de se viver, mais barata e menos nociva para a natureza. Esse é meu foco e é isso que faremos juntas”, afirmou.

Glocal Experience 

O evento começou no sábado passado, 09 de Julho, e termina neste domingo, na Marina da Glória. O evento tem como objetivo estimular a reflexão e o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto para que as metas indicadas na Agenda 2030 – Ações com foco no desenvolvimento sustentável -, desenvolvida pela ONU, sejam alcançadas. A programação do evento conta com música, arte, tecnologia e debates.  

Fonte:

Deixe seu comentário