Portal da Cidade Vassouras

FLIP

Flip 2022 homenageia Maria Firmina dos Reis

Escritora e educadora maranhense lançou em 1859 o romance 'Úrsula', contado a partir do ponto de vista de escravizados.

Publicado em 27/10/2022 às 18:00

Como se imagina que seja Maria Firmina dos Reis, autora de "Úrsula" (Foto: André Valente/BBC)

A Festa Literária Internacional de Paraty (RJ) vai homenagear em sua edição de 2022 a escritora e educadora maranhense Maria Firmina dos Reis, pioneira na literatura antiescravista no Brasil.

Em 1859, Maria Firmina dos Reis lançou "Úrsula", romance contado a partir do ponto de vista de escravizados, que inaugura a linhagem da literatura abolicionista no Brasil.

A edição que celebra os 20 anos da festa será realizada de 23 a 27 de novembro. À autora, serão dedicadas as duas primeiras mesas da programação principal da Flip (veja abaixo).

Segundo a organização, a homenagem a Maria Firmina dos Reis reafirma o propósito da Flip de se conectar com pessoas das mais variadas origens e trajetórias para fazer o Brasil conhecer mais de si mesmo, além de reforçar o desejo de que a pluralidade de discursos possa ser ouvida em Paraty e levada para longe por cada pessoa que participar da festa.

Úrsula é considerada a obra inaugural do Romantismo brasileiro no que diz respeito à literatura de autoria feminina, e ela também é a primeira obra que inclui o drama do cativeiro, da abolição dentro de uma narrativa, só que com uma novidade, a personagem negra principal, que aparece ao longo dos capítulos, ela fala em primeira pessoa. Até então, o negro era objeto da literatura e ele passa a ser o tema", explicou o sociólogo Rafael Balsieiro Zin.

Entre os muitos feitos da escritora maranhense, ela também foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão para o cargo de professora primária. Como professora, fundou pela primeira vez uma sala de aula mista, de meninos e meninas, algo que era inadmissível para a época.

Maria Firmina dos Reis morreu aos 95 anos na cidade de Guimarães (MA), onde morou desde criança e atuou como professora e escritora. Embora não tenha tido reconhecimento quando ainda estava em vida, nos últimos anos, Firmina vem ganhando o destaque que merece na história.

Em 2019, Maria Firmina foi homenageada com um doodle do Google, em comemoração ao seu 194º aniversário. A ilustração, criada pelo designer paulista Nik Neves, mostra as facetas de Firmina como escritora, leitora e ativista pelos direitos do povo negro no século 19.

Mesas em homenagem a Maria Firmina dos Reis na Flip:

Quarta-feira, dia 23, às 20h

Mesa 1: Pátrios lares

Mesa dedicada à autora homenageada pela Flip 2022, Maria Firmina Reis, que enfrentou anos de invisibilidade e esquecimento, mas produziu primorosos relatos para a história da literatura brasileira. Com especialistas na obra da autora e do período em que ela produziu, o painel pretende provocar um debate produtivo sobre gêneros literários, abolicionismos e a história do Brasil.

Convidados:

  • Ana Flávia Magalhães Pinto (DF)
  • Fernanda Miranda (BA)
  • Midria (SP)

Quinta-feira, dia 24, às 10h

Mesa 2: Minha Liberdade

Mesa que propõe uma discussão sobre uma autora sem rosto, cujos escritos permanecem ainda pouco pesquisados. Trata-se do encontro de intelectuais que pesquisam a literatura brasileira e o período em que Maria Firmina dos Reis atuou. Em diálogo, eles podem nos ajudar a entender de que forma a produção da autora contribui para o pensamento sobre o Brasil, sobretudo a partir da Independência.

Convidados:

  • Lilia Schwarcz (SP)
  • Eduardo de Assis Duarte (MG)

Deixe seu comentário