Portal da Cidade Vassouras

EXPOSIÇÃO

Exposição em Paraty, RJ, homenageia quem mora fora do país de origem

A exposição foi batizada de 'Far From Home' (Longe de casa, em tradução livre do inglês),

Publicado em 04/07/2018 às 03:44
Atualizado em

Artista plástica francesa Aurelia Cerulei se inspirou no amor dela pela França e pelo Brasil para compor uma das obras (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Uma exposição itinerante está chamando a atenção de turistas que passam por Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Batizada de “Far From Home” (Longe de casa, em tradução livre do inglês), ela faz uma homenagem à vida de quem mora fora do país de origem.

A tradicional Capela de Nossa Senhora das Dores foi o local escolhido para abrigar a exposição itinerante. A mostra é composta por obras de vários artistas nacionais e internacionais. Um dos trabalhos é da artista plástica francesa Aurelia Cerulei.

Estar aqui, em Paraty, no Brasil, numa exposição junto com astistas de nome, brasileiros e internacionais, é muito importante para mim”, disse Aurelia, que já mora há cerda de dois anos em Paraty.

Os quadros dela são feitos com bordado. A artista se inspirou na Baía de Paraty com as ilhas, para compor uma das obras. Em outras, usou o amor que ela tem pelo Brasil e pela França como fonte de inspiração.

Esse trabalho é um trabalho sobre, vamos dizer, uma parte sobre mim, que fala sobre a minha identidade, e um outro, sobre o Brasil; não um Brasil desconstruído, mas construído. Para mim, esse trabalho significa a construção do Brasil, com as migrações, que construíram esse Brasil, que é o meu hoje”, disse a artista francesa.

A mostra retrata a vida no “exílio”. Além dos quadros, há também peças como malas, barcos e até um trabalho desenvolvido em madeira que conta a história de uma das primeiras famílias do Quilombo Campinho, o único de Paraty. Um dos artistas, inclusivo, vem desse quilombo.

Eu costumo fazer cadeira, mesa, o que as pessoas pedem, o que é útil no dia a dia. Mas aceitei o desafio de participar [da exposição]”, contou Paulo Bento Sobrinho.

A curadora da mostra, Nathalie Duchayne, também é francesa e conta que a aceitação dos artistas em participar foi muito positiva quando surgiu a ideia de reunir todos esses trabalhos para compor a exposição.

A exposição itinerante “Far From Home” (Longe de casa) fica até o fim do mês, na Capela Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico de Paraty.

Deixe seu comentário