Portal da Cidade Vassouras

Chuva forte e constante causa estragos em cidades do Sul do Rio

Defesa Civil de Angra dos Reis decretou estado de alerta máximo na tarde de domingo (7).

Publicado em 08/01/2018 às 00:00

Uma chuva forte e constante que atingiu a região do Sul do Rio e Costa causou diversos estragos no fim de semana (6 e 7). Teve ponte que desabou, vaca arrastada pela enxurrada e hospital alagado. As cidades mais afetadas foram Angra dos Reis, Pinheiral, Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí.

Angra dos Reis

Em Angra dos Reis a chuva começou por volta de 2h de domingo (7). Choveu 24 horas sem parar, e uma média de 147 mm nas 24 horas, sendo que o máximo tolerável é de 100 mm. Por causa disso a Defesa Civil liberou SMS para moradores de 39 bairros pedindo que eles saíssem de casa. Vinte pontos de apoio estão abertos na cidade para receber as pessoas, mas até a última informação, ninguém havia ido para os abrigos. Os que atenderam o pedido da Defesa Civil e saíram de casa, foram para casa de parentes e amigos em outros bairros.

Houve também deslizamento de terra no bairro Retiro, e a encosta acabou atingindo a parede de uma casa, que não resistiu e foi abaixo. Algumas árvores caíram e bairros ficaram sem luz. Ninguém ficou ferido.

A Defesa Civil de Angra dos Reis decretou estado de alerta máximo na tarde de domingo (07).

Piraí

Em Arrozal, distrito de Piraí, o Rio Catimbau chegou a seis metros de altura e 15 casas foram alagadas. Não houve desalojados ou desabrigados. Uma vaca foi arrastada pela enxurrada, mas ela conseguiu sobreviver.

 

Barra do Piraí

Em Barra do Piraí, a ponte que dá acesso ao bairro Roseira desabou. Os moradores reclamavam da estrutura há anos e pediam para que fosse construída uma nova. A ponte estava interdidata há dois anos, mas algumas pessoas se arriscavam para passar por ela. Eles disseram que foi uma tragédia anunciada.

Também em Barra do Piraí, a água tomou conta da Rua Irmã Maria Luiza, no bairro Califórnia. 

Pinheiral

Em Pinheiral, a água invadiu casas e também o Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa. Funcionários passaram a noite de domingo limpando a unidade médica, que chegou a ficar com 15 cm de água. Na manhã desta segunda-feira (8), o atendimento na unidade médica estava normalizado.

Uma rua do bairro Oriente ficou completamente alagada na tarde de domingo. O morador Carlos Augusto registrou o estrago feito na Rua Venezuela.

Barra Mansa

Em Barra Mansa, o ponto mais afetado foi a Rua Florianópolis, no bairro Nova Esperança. O Rio Barra Mansa transbordou e invadiu a rua. A Defesa Civil registrou 62,5 mm de chuva nas últimas 72 horas.

Volta Redonda

No bairro Três Poços, em Volta Redonda, a Rua 8, no Parque Vitória ficou tomada pela água durante a tarde de domingo. A Avenida Amaral Peixoto, no Centro também teve registro de alagamento, além dos bairros Siderópolis e Aterrado. A Maria Auxiliadora enviou uma foto do bairro Três Poços.

No bairro Roma I, um bueiro entupiu e a água invadiu uma casa que fica na Rua Guatambu.

Três Rios

 

Em Três Rios, a Defesa Civil registrou três ocorrências sem gravidade. Os bairros mais afetados foram Centro, Purys e Vila Isabel. O acumulado nas últimas 72 horas foi de 69 mm e a previsão é de que ainda chova 12 mm.

Deixe seu comentário