Portal da Cidade Vassouras

VIVA!

Vassouras completa 163 anos nesta terça-feira

Devido a pandemia da Covid-19, e em respeito as vítimas da doença, não haverá nenhum evento comemorativo no município.

Publicado em 28/09/2020 às 21:00

Vassouras completa 163 anos nesta terça-feira (29) (Foto: Divulgação)

O município de Vassouras, no Sul do Rio de Janeiro, está comemorando 163 anos nesta terça-feira, 29 de Setembro de 2020. Devido a pandemia da Covid-19, e, respeitando o distanciamento social, não será realizado nenhum evento comemorativo. 

O Portal da Cidade de Vassouras deseja um feliz aniversário para a nossa querida cidade! 

História de Vassouras

O nome Vassouras está associado a um arbusto que foi muito abundante na região conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha

Detentora de um riquíssimo legado histórico-cultural, herança dos tempos áureos do café no Vale do Paraíba fluminense, Vassouras é considerado o berço da diversidade cultural e tem se consolidado como importante destino turístico no estado do Rio de Janeiro. 

Parte desse legado se materializa pelo conjunto urbanístico e paisagístico existente até hoje na cidade, tombado pelo IPHAN.

Herança da época dos Barões do Café, a cidade possui um centro histórico provido de grandiosos palacetes e suntuosos casarões, reflexo de sua historia cheia de riquezas. Marca de um tempo chamado então de “Ouro Verde”, em que a cidade foi o coração do Brasil Império movido pela economia do cultivo do café e pelas mãos dos escravos. Mais que mão de obra os africanos e seus descendentes trouxeram mudanças substancias na forma de viver em sociedade no Brasil. Suas heranças culturais foram incorporadas a tantas outras tradições formando uma identidade única: a do brasileiro.

Grande parte dessa historia ainda permanece presente nas diversidade dos grupos e manifestações da cultura popular da cidade de Vassouras: jongueiros, grupos de capoeira e calangueiros dividem espaço com a Folia de Reis e grupos de Caninha Verde, enchendo seu cotidiano de historia e tradição, diversidade e musica.

Fonte:

Deixe seu comentário