Portal da Cidade Vassouras

Mata Atlântica

Reunião técnica com AGEVAP e secretaria do Ambiente, Agricultura ...

Vassouras dá o primeiro passo para a construção do Plano de Conservação e Restauração da Mata Atlântica

Publicado em 16/02/2020 às 07:49

Reunião técnica com AGEVAP e secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras (Foto: Prefeitura de Vassouras)

Basicamente, o objetivo de um Plano Municipal de Conservação e Restauração é apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, baseando-se no mapeamento de remanescentes existentes. Outras ações que derivam diretamente do Plano são o uso sustentável dos recursos naturais, o fomento à educação ambiental, a gestão integrada dos resíduos sólidos, o ecoturismo, a conservação da biodiversidade e a pesquisa científica. 

Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente, o Plano Municipal é fundamental para ajudar os municípios a atuar de forma proativa na defesa, conservação e recuperação da Mata Atlântica, que segundo estimativas, ocupa, atualmente, 17% do território fluminense.

Em Vassouras, a equipe da secretaria municipal do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural deu o primeiro passo para a construção do seu próprio Plano de Conservação e Restauração da Mata Atlântica ao realizar uma reunião técnica com a representante da AGEVAP, especialista em recursos hídricos, Gabriela Teixeira, no dia 11 de fevereiro.

Durante a reunião, o secretário municipal Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras, Danilo Pereira destacou a importância dos municípios na proteção da Mata Atlântica:

- Os municípios devem assumir sua responsabilidade na proteção da Mata Atlântica e Vassouras já está trabalhando para fazer sua parte. Demos o primeiro passo e estamos confiantes que nosso trabalho irá resultar em um plano efetivo para a conservação, uso sustentável, manejo e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica -.

O subsecretário Maike Delgado ressaltou o trabalho em equipe para a construção do plano:

- A construção de um plano municipal deste porte requer um esforço e o trabalho integrado entre a secretaria municipal, AGEVAP e outros órgãos para consultorias e troca de experiências. Nossa equipe está empenhada em realizar esta tarefa e tenho certeza de que vamos entregar um plano efetivo para a conservação da nossa Mata Atlântica - finalizou o subsecretário.


Fonte:

Deixe seu comentário