Portal da Cidade Vassouras

VASSOURAS

Processo de construção do Museu Vila de Vassouras pode ser conferido online

Página na internet permite que as pessoas acompanhem o passo a passo da elaboração do espaço cultural, que tem previsão para ser inaugurado em 2022.

Publicado em 26/05/2021 às 03:00

Processo de construção do Museu Vila de Vassouras pode ser conferido online (Foto: Marcos Gusmão/Museu Vila de Vassouras)

O Museu Vila de Vassouras (RJ) tem previsão para ser inaugurado em setembro de 2022, mas o processo de construção do local pode ser conferido de forma online, através de um site recém-lançado (clique aqui).

Desde antes da abertura do espaço, a página permite que as pessoas acompanhem o passo a passo da elaboração do museu, dando acesso a imagens da construção e rascunhos do arquiteto.

Além disso, também poderão ser conferidos de forma online trabalhos acadêmicos, um blog com matérias sobre a história da Vale do Café e uma galeria de fotografias que mostram o processo de restauração do prédio. O mesmo conteúdo pode ser encontrado no Facebook e Instagram do museu.

O casarão que está sendo restaurado para dar vida ao espaço cultural foi erguido em 1853, inicialmente, para abrigar o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vassouras. Anos mais tarde, em 1910, passou a funcionar como o Asilo Barão do Amparo.

De lá pra cá, a estrutura sofreu com o tempo e o descaso. Um incêndio de grandes proporções em 2011 deixou o imóvel em condições precárias, com ameaça de desabamento.

Em 2017, o casarão foi adquirido pelo Instituto Vassouras Cultural. Dois anos depois, em 2019, foram iniciadas as obras para o Museu Vila de Vassouras.

O espaço pretende reunir pesquisas históricas e manter a memória e a identidade do Vale do Café, além de ser palco de eventos culturais.

Deixe seu comentário