Morreu na manhã deste sábado (24), aos 70 anos, Marco Antonio Vaz Capute, presidente da Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), que administra, entre outras instituições, a Universidade de Vassouras. Ele vinha tratando de um câncer e estava internado no Hospital Universitário da cidade.
O velório de Capute será realizado no Centro de Convenções General Sombra, de 14h às 20h. O corpo dele será cremado no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (25). O crematório será restrito à família.
O prefeito de Vassouras, Severino Dias, decretou luto oficial de sete dias no município.
Marco Capute era engenheiro eletricista com vasta especialização em administração, marketing e ciências ambientais. Era um homem apaixonado por Vassouras, cidade onde nasceu, cresceu e fez grandes amigos.
Além de um currículo respeitado, Marco era conhecido por ser um entusiasta de pessoas e histórias.
"A primeira coisa que você tem que ter, é praticar empatia. Você tem sempre que se colocar do outro lado, conversar com as outras pessoas, entender o que elas pensam...", disse Capute, em entrevista ao RJ1 exibida no dia 11 de maio de 2022.
Com décadas de experiência de gestão em cargos públicos e privados, trouxe novas ideias para a administração da Fundação Severino Sombra, grande alavanca do desenvolvimento econômico do município.
Em sua administração, recuperou a saúde financeira da instituição, mais que triplicou o número de cadeiras na faculdade de medicina, passando de 80 para 280 vagas, e o transformou no melhor curso do estado do Rio de Janeiro, com nota 4 no MEC.
"Nunca tantas pessoas de baixa renda puderam cursar uma faculdade", destacou o prefeito Severino Dias.
Também promoveu grandes reformas na estrutura física da instituição e desenvolveu iniciativas integradas com as preocupações sociais do município.
Na pandemia, por exemplo, abriu as portas do Hospital Universitário de Vassouras para aumentar o número de leitos públicos voltados para pacientes com Covid-19, atendendo a moradores de Vassouras e de outras 10 cidades da região e da Baixada Fluminense.
Marco Capute era um líder admirado, que abraçava a todos nos corredores da instituição e recebia olhares carinhosos por onde passava.
Ele deixa esposa, dois filhos, uma neta e, a partir de agora, muitas saudades.