Portal da Cidade Vassouras

Maior parte das irregularidades em salões de beleza é relacionada à higienização

De acordo com o coordenador da vigilância sanitária de Volta Redonda, Bruno Siqueira Freitas, a vigilância realiza três tipos de fiscalização.

Publicado em 05/01/2018 às 23:00

Os cuidados com a beleza feminina também podem ocasionar problemas de saúde, por isso o ideal é saber escolher bem o local onde fazer as unhas e até cuidar dos cabelos.

De acordo com o coordenador da vigilância sanitária de Volta Redonda, Bruno Siqueira Freitas, a vigilância realiza três tipos de fiscalização, uma antes de o estabelecimento entrar em atividade para liberar a autorização do alvará, durante os programas de fiscalização ou mediante denúncias. Segundo Bruno, a maioria das irregularidades encontradas durante as fiscalizações em salões de belezas está relacionada a falta de higienização dos materiais usados como pinças e alicates de unhas.

"O ideal é que estes estabelecimentos utilizem materiais descartáveis ou façam a esterilização desse material através de uma autoclave (estufa para unhas) ou esterilizador para salão. É primordial aos clientes verificarem o local onde for fazer suas unhas e até cuidar dos cabelos, observando se o local tem autorização da vigilância sanitária e se todo o material usado é realmente esterilizado ou descartável. E para qualquer irregularidade é só ligar para a vigilância através do número: (24) 3339-9551", explica.

Para a gerente de um salão de beleza na Rua Gustavo Lira, Marta Helena de Lima, a preocupação em atender bem os clientes faz com que os cuidados com a higiene sejam redobrados constantemente.

"Apesar de não trabalharmos com serviços de manicure, nos serviços de designe de sobrancelhas, cabelereiro e num trabalho social que realizamos junto a pessoas com câncer sempre nos preocupamos em esterilizar as pinças, escovas de cabelos e tesouras. No caso das pinças e escovas utilizamos um esterilizador próprio, já para os pentes, pregadeiras de cabelo, cadeiras e tesouras, sempre utilizando álcool 70. Nunca tivemos denúncias e nem reclamação de clientes em relação a falta de higiene em nosso estabelecimento", comenta satisfeita.

A cabelereira e proprietária de um salão de beleza no bairro Aterrado, Cláudia Ferraz afirma que também está sempre atenta com a higiene dos materiais utilizados.

"Procuro tomar todo tipo de cuidado com a higiene, principalmente em relação a unhas e cabelos de minhas clientes. Esterilizo os alicates, espátulas e pinças no esterilizador e só utilizo lixa descartáveis. Em relação ao cabelo, esterilizo com álcool 70 as escovas e tesouras e lavo sempre as toalhas após o uso. Nunca tive reclamações de clientes, as vezes até recebo clientes que vem de outros salões reclamando de problemas como unhas com fungos, dando mais trabalho em relação a higiene. Procuro manter vários alicates já pensando sempre em esteriliza-los após cada uso. Acredito que para manter meus clientes tenho que priorizar a higiene do meu local de trabalho e de todo material", comenta.

Deixe seu comentário