Portal da Cidade Vassouras

COMUNIDADE

Lançamento do Projeto Portal na Comunidade no Bairro Matadouro em Vassouras/RJ

Dia 30 de junho de 2019 o Bairro Matadouro recebeu a equipe de voluntários do Projeto Portal na Comunidade, iniciativa do Portal da Cidade de Vassouras.

Publicado em 06/07/2019 às 03:00
Atualizado em

Vitória - Projeto Portal na Comunidade e braços abertos para o bem (Foto: Frederico by Bragatto - Portal da Cidade)

No último dia 30 de junho de 2019 o Projeto Portal na Comunidade teve sua primeira ação, de ainda de forma piloto, no Bairro Matadouro em Vassouras, Rio de Janeiro. 

O Projeto Portal na Comunidade e uma iniciativa do Portal da Cidade de Vassouras, uma Franquia do Portal da Cidade, presente em inúmeras cidades do Brasil, porém no Estado do Rio de Janeiro é o único franqueado.

A ideia do Projeto surgiu muito antes da aquisição da franquia pelo Empresário e Professor Frederico Augusto de Almeida. O Portal teve seu início na Cidade de Vassouras em junho de 2014.

O Projeto surge pelo interesse e desejo de fazer algo pelas pessoas, muito além de qualquer ação política partidária, fazer o bem pelo bem, pelo prazer em ajudar as pessoas. No escopo do Projeto escolhemos uma Comunidade de forma aleatória ou não, dependendo das demandas das Comunidades e num determinado dia vamos a esta Comunidade e lá levamos alguns serviços como, por exemplo, como foi no Bairro Matadouro, no dia 30 de junho de 2019, serviço como consulta médica efetuada pelo Dr. Dantas, do Projeto Calebe, Massagem feita pelo massagista Jorge Tatu, serviço de atendimento como socorrista feita pela Ana Paula Tambasco, identificação de potenciais problemas ou demandas da comunidade feita pelo Executivo de Contas do Portal e Locutor da Rádio FM 107, Adriano Soares, enfim uma ação feita por várias mãos amigas, onde tivemos mais de 30 atendimentos.

Alguns parceiros já de forma inicial acreditaram em nossos objetivos como o Bar do Sabonete do Bairro Grecco, Drogarias Far Melhor e Droga Mais, Tendas da Sávio Tendas, cedidas pelo Prefeito Severino Dias.

Enfim, fazer o bem sem ver a quem é nosso singelo lema.

Estamos à disposição, para além de estar em seu Bairro, deixar aqui, no Portal da Cidade um canal solidário, apolítico, social de comunicação para dar conta do que possa ser feito de melhor pelas pessoas.

Use de nossas redes sociais para se comunicar conosco, em especial pelo Whats App da Editoria do Portal da Cidade, Professor Frederico Augusto de Almeida, 024 999563667, fique a vontade, o canal e seu.

Desde já agrademos a nossos parceiros Bar do Sabonete, Droga Melhor, Far Mais, Prefeito Severino Dias, Adriano Soares, Dr. Dantas e Esposa, Socorrista Ana Paula Tambasco, Jorge Tatu Massagista e sua esposa.

Não queremos fazer tudo que tem de feito pelas pessoas, faremos nosso melhor.

Em entrevista e conversas com os moradores do Bairro Matadouro, identificamos demandas, necessidades para melhoria da qualidade de vida no Bairro, chamadas de TOP 5:

TOP 1 - Posto de Saúde, hoje o bairro é atendido pelo “Postinho” da Carvalheira, distante dos moradores.

TOP 2 – Falta uma creche.

TOP 3 – Faltam lâmpadas e manutenção das existentes.

TOP 4 – Necessidades de mais lixeiras móveis e os caminhões de lixo não mantém regularidade.

TOP 5 – Faltam mais regularidade e horários de ônibus, hoje somente uma vez por dia a comunidade é servida por uma linha de ônibus.

Neste próximo fim de semana, 07 de julho, a partir das 09:30hs estaremos em Massambara, caso tenha como venha participar, fazer o bem e ser feliz.

Abaixo o perfil de alguns de nossos parceiros:

Grupo Calebe

Dr. Dantas fala sobre o Grupo Calebe “reúne pessoas que não pensam nem um pouco em se entregar ao desânimo e ao cansaço provocados pelo avanço da idade”, onde “os principais objetivos do Grupo Calebe são oferecer apoio espiritual e social a essas pessoas, além de motivá-las a interagir por meio de novas amizades, participando de atividades de lazer e de ações sociais”, conclue o Doutor Dantas.

Ana Paula Tambasco

Socorrista voluntária.

Diz Ana Paula, “bom meu trabalho se resume a fazer o primeiro atendimento ao paciente seja de trauma ou clínico”. Fala ainda que “normalmente chega ao local primeiro, faz os procedimentos padrões, como fazer as primeiras perguntas para ver se o paciente está respondendo e se está orientado”. Depois disso, “vem as perguntas básicas, como você tem pressão alta? Tem diabetes? Caso o paciente esteja desacordado, procura monitorar ele num aparelho que se chama oximetro, onde tem os batimentos cardíacos e a oxigenação no corpo do paciente”. Já no caso de trauma como colisão, queda de moto por (parada cardiopulmonar), começa a reanimação cardiopulmonar.

Ana Paula diz que seu trabalho depende de doações e que faz isso por amor ao próximo. “Não quero dinheiro, a única coisa que preciso é de Deus e doações como de material pré-hospitalar”. “Meu trabalho se resume em amor ao próximo. Simples assim”, fala Ana Paula.

Quem sabe um dia o comércio de Vassouras não compra um DEA. Diz Ana Paula, “você vai me perguntar o que é DEA. DEA é um desfibrilador automático, onde qualquer pessoa treinada em APH, Atendimento Pré-Hospitalar pode manusear esse aparelho”.

Infelizmente por falta de apoio daqui a algum tempo terei que parar, pois as pessoas não querem doar material, mas se eu conseguir o apoio de uma farmácia que seja para doar o material já é um ótimo passo”, conclui a Socorrista Ana Paula Tambasco.

Veja as fotos do EVENTO, acesse:

https://vassouras.portaldacidade.com/eventos/projeto-portal-na-comunidade-edicao-piloto-bairro-matadouro-30-06-2019


Fonte:

Deixe seu comentário