Portal da Cidade Vassouras

HUV

Hospital Universitário de Vassouras dobra número de leitos de UTI

Solicitação da vereadora Rosi Farias, ao Deputado Federal Julio Lopes, garantiu a habilitação de 12 leitos de UTI Adulto e quatro leitos de UTI Neonatal pa

Postado em 15/03/2018 às 13:00 | Atualizado hoje às 21:45

Vereadora Rosi Farias explica ao deputado Julio Lopes a importância dos novos leitos para HUV (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde habilitou o Hospital Universitário de Vassouras (HUV) a ampliar a oferta de leitos de UTI. A portaria, publicada no fim de fevereiro, autoriza o funcionamento de mais 16 leitos de tratamento intensivo, 12 adultos e quatro neonatais. Com o acréscimo, o HUV mais do que dobra o número de leitos de UTI oferecidos, passando a dispor de 20 leitos de UTI adultos e 10 neonatais.

Com mais leitos disponíveis, o Hospital Universitário espera acabar com o problema de falta de vagas que resultam na permanência de pacientes graves na Emergência, com a suspensão de cirurgias que necessitam de pós-operatório em UTI e muitas vezes resultam também na transferência de recém-nascidos para hospitais fora do município.

A ampliação autorizada pelo Ministério da Saúde partiu de uma solicitação da vereadora Rosi Farias (PP) ao deputado federal Julio Lopes, que encaminhou o pedido ao ministro da saúde, Ricardo Barros. O empenho de Julio Lopes e o apoio do presidente da Fusve, Marco Capute, e da equipe do hospital foram cruciais para a maior oferta de leitos.

"O HUV contava com oito leitos de UTI Adulto e passamos para 20 leitos. Havia seis leitos de UTI Neonatal e passamos para 10! Não tínhamos leito de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional, com a habilitação, passamos a ter oito. Essa é, sem dúvida, uma grande conquista para a Saúde de Vassouras e fico muito feliz em ter participado deste processo", destacou a vereadora Rosi Farias.

Segundo a direção do HUV, “o hospital vem investindo no crescimento de seus Serviços de Alta Complexidade, acreditando no compromisso dos Poderes Públicos para com a saúde da população e essa ampliação de leitos vem confirmar o pensamento de nossos gestores”.

A diretora médica do HUV, Roberta Capute, informou que os 16 leitos adicionais já estão construídos e equipados para o pronto funcionamento.

"As equipes para operá-los já estão sendo contratadas, gerando também emprego e renda para nossa cidade. É com prazer que compartilhamos essa vitória com nossos colaboradores, apoiadores e com toda a população atendida pelo HUV", disse.

Atualmente, o Hospital Universitário de Vassouras é o maior hospital em leitos e complexidade da Região Centro-Sul Fluminense. Com 228 leitos, o HUV possui habilitações em Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica, Hemodiálise, Neurocirurgia, Oncologia Clínica e Cirúrgica, entre outras. O HUV é o hospital estratégico para a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência da nossa região. No total, o hospital disponibiliza 244 leitos, sendo 30 de unidade de tratamento intensivo.

Fonte: Recebida por e-mail

Deixe seu comentário

Mais Lidas