Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Vassouras / RJ

Você está aqui: Home / Colunistas / Informática / Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema para smartphones?

Marcelo Granadeiro



Profissão:
Técnico de Informática
banner Colunista

Outros Colunistas

Dicas: Mentes Sábias/Mestre das Letras

Dr. Anderson Soares Moreira da Silva

Última atualização:
em 06/01/2018 às 19:25

Valores e Princípios

Pe. José Antônio

Última atualização:
em 07/12/2017 às 07:10

A Saúde está em Sorrir

Tácito Salles

Última atualização:
em 23/11/2017 às 23:09

Turismo, Diversidades Culturais e as Novas Tendências

Sandra Lopes

Última atualização:
em 21/09/2017 às 14:49

Divas Notáveis

Bia Pias

Última atualização:
em 20/08/2016 às 20:08

Fazendo as pazes com a EDUCAÇÃO

Nelma Rago

Última atualização:
em 30/07/2016 às 09:12

Dicas de Moda Feminina

Katerine Madruga

Última atualização:
em 28/06/2016 às 21:18

Estilo Verde

Marcus Pimenta

Última atualização:
em 11/06/2016 às 19:13

Papo de Cozinha

Angela Barbosa

Última atualização:
em 26/03/2016 às 14:27

Educar para Viver

MSc. Sônia Verás

Última atualização:
em 28/01/2016 às 11:43

Mensagem Evangelística

Pastor David Elias Pereira

Última atualização:
em 17/11/2015 às 16:39

Cerimoniais: Organização e Gestão

Aline Oliveira

Última atualização:
em 09/10/2015 às 10:51

Natureza

Patricia Sampaio

Última atualização:
em 28/09/2015 às 16:05

Histórias e Reflexões

Iohanna Silveira

Última atualização:
em 23/06/2015 às 17:57

Beleza e Estética

Janaina Barbosa Cabral

Última atualização:
em 05/06/2015 às 17:35

Saúde

Dr. Allessio Fiore Sandri Júnior

Última atualização:
em 11/05/2015 às 12:14

Turismo

Amanda Canuto

Última atualização:
em 24/04/2015 às 22:19

Espaço Animal

Adriana Oliveira

Última atualização:
em 06/04/2015 às 17:30

Cavalos Transformam Vidas

Luciana Lordello

Última atualização:
em 23/03/2015 às 10:22

Resumo das Novelas

Cristina Ferreira

Última atualização:
em 14/03/2015 às 22:29

A Vida e o Cotidiano

Bianca Monsores

Última atualização:
em 23/01/2015 às 12:08

Cuide bem do seu sorriso

Ângelo Amoedo

Última atualização:
em 01/12/2014 às 11:10

Equilíbrio no Ambiente de Trabalho

Ana Lúcia Cavalcanti

Última atualização:
em 30/10/2014 às 15:23

Fotografia - A um click da arte

Tatiane Rocha

Última atualização:
em 26/09/2014 às 12:01

Dicas Imobiliárias

Dra. Maria Claudia Fartes

Última atualização:
em 29/07/2014 às 22:53
banner Colunista banner Colunista
Atualizado


Android, iOS ou Windows Phone: qual é o melhor sistema para smartphones?

Quer comprar um novo smartphone, mas ainda não se decidiu entre iOS, Android ou Windows Phone? Apesar das muitas especificações que um aparelho pode ter, o maior responsável por sua usabilidade é o sistema operacional. Assim como nos computadores, eles são a ponte que oferece ao usuário uma interação simples e amigável com os aplicativos. Portanto, esse é um dos quesitos mais importante para se analisar ao comprar um smartphone.


IOS


O grande trunfo do iOS mora em sua usabilidade extremamente intuitiva. Desde o seu lançamento, não houve mudanças radicais em sua interface. Embora muitas pessoas pessoas acusem a Apple pela "falta de ousadia", isso também é reflexo da estabilidade que o sistema possui tanto em termos de performance, quanto no seu design consagrado.


Já um fator negativo em sua interface é que ela é extremamente fechada. Ou seja, o usuário quase não consegue fazer nenhuma personalização no sistema e encontra dificuldades em utilizar acessórios de outros fabricantes no iPhone.


Outra bandeira sempre levantada pelos Applemaníacos é a vasta loja de aplicativos para iPhone: a App Store. Pioneira neste modelo, a loja virtual da Apple possui uma oferta gigantesca de apps, com recursos dos mais variados e o selo de qualidade da empresa, que é bem criteriosa ao disponibilizá-los em sua loja.


Dos três sistemas citados, somente o iOS é encontrado apenas nos aparelhos da própria marca. Ou seja, para ter o sistema é preciso comprar um iPhone. Graças a essa estratégia adotada pela Apple, é possível garantir a total sintonia entre aparelho e sistema operacional e, consequentemente, ganhos em sua performance. O iOS 6, por exemplo, funciona muito bem, mesmo em modelos antigos. como o iPhone 3GS.


O grande problema dessa exclusividade, porém, é refletido em um fator importante: o preço. Para ter o sistema da Apple, o usuário terá que desembolsar as altas quantias praticadas pela empresa. O iPhone 5, por exemplo, está disponível no Brasil a partir de R$ 2.399.


Android


Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo. Sua plataforma é licenciável, o que significa que qualquer fabricante que atenda aos pré-requisitos do Google pode usá-lo em seus aparelhos. Por conta desse modelo, possui uma de suas maiores vantagens competitivas: ele atende a diversos tipos de usuário. É possível encontrar no mercado desde smartphones básicos e baratos até os top de linha concorrentes do iPhone, como o Galaxy S3.


Em termos de interface, o Android tem muitas semelhanças com o iOS. Os aplicativos ficam expostos basicamente da mesma maneira e a central de notificações de ambos também se parecem bastante. No entanto, o sistema do Google perde um pouco na facilidade de uso, fruto talvez da maior maturidade do iOS. Apesar disso, o Android evoluiu bastante e, hoje, sua disputa com o maior rival é mais voltada ao gosto do próprio usuário. A maior diferença entre os dois está no nível de personalização disponível no Android, que é muito superior.


O Google Play, loja virtual do Android, também conta com milhares de aplicativos e se equipara à App Store do iOS em volume. No entanto, devido ao seu modelo aberto, é mais suscetível a softwares maliciosos que podem danificar o aparelho. Nada que um pouco mais de atenção do usuário ao baixar um app não resolva.


A variedade de aparelhos Android no mercado é um dos grandes trunfos do sistema, mas abriga também um ponto negativo. Nem todos os smartphones possuem a potência necessária para atender as versões mais recentes do sistema operacional do Google, como a 4.2 Jelly Bean. Sendo assim, para garantir que você explore sem preocupações tudo que o sistema tem a oferecer, o melhor é comprar um aparelho top de linha, como o Samsung Galaxy S3 e o Sony Xperia ZQ.


Windows Phone


 


A Microsoft chegou atrasada na briga pelos smartphones, por isso sua participação é bem menor que a dos concorrentes no mercado. No entanto, isso não impediu que a dona do Windows construísse um belo sistema operacional. O Windows Phone 8 vem recebendo muitos elogios desde seu lançamento.


Assim como o Android, o Windows Phone também é licenciável e está presente em diferentes modelos e marcas. Porém, há uma diferença fundamental: a Microsoft é mais exigente em termos de hardware de que o Google. Fazendo isso, a companhia garante a fluidez do sistema operacional mesmo em smartphones mais modestos, como o Lumia 520, o que nem sempre acontece nos aparelhos Android.


Outro quesito que chama a atenção no Windows Phone é a sua interface. O sistema é uma boa alternativa para quem já está enjoado da aparência dos concorrentes. Porém, o usuário pode ter um pouco mais de dificuldade para se acostumar com sua usabilidade, mas um pouco de prática torna agradável a navegação pelos ícones quadrados do sistema. Em termos de personalização, podemos dizer que é um intermediário entre os rivais. Nem tanto quanto o Android, nem tão pouco quanto o iOS.


A maior pedra no sapato do Windows Phone é, sem dúvida, sua loja de aplicativos. Como o sistema é recente e menos utilizado, a Windows Phone Store ainda é muito incipiente e não chega perto da oferta da App Store e do Google Play. A grande reclamação dos usuários é a falta de alguns aplicativos amplamente populares, como o Instragram, entre os smartphones.


Conclusão


Não há resposta certa sobre o melhor sistema operacional para smartphones. Tudo depende do perfil do usuário. O que podemos fazer é indicar algumas especificidades dos sistemas, que irão se enquadrar ao gosto de cada um.


Se você procura estabilidade, aplicativos seguros e com larga oferta, perfeita integração entre hardware e software, design altamente intuitivo e não se importa em gastar muito: compre um iPhone. O smartphone da Apple, com certeza, é a melhor opção para o seu tipo.


Caso você valorize um sistema mais aberto com interface intuitiva, alto nível de personalização, além de ampla loja de aplicativos e variedade de modelos e preços, o Android se enquadra bem no seu perfil. São inúmeros smartphones, mas aparelhos como o Galaxy S3, Xperia ZQ e o Nexus 4 garatirão uma experiência completa.


Por fim, se você prioriza a garantia de fluidez e rapidez do iPhone e quer ter a opção de escolher entre diversos modelos e marcas, como no Android, o Windows Phone é a escolha certa. O sistema da Microsoft promete agradar quem gosta de um design mais arrojado e não se importa com a ausência de alguns apps aclamados. São boas opções, o Nokia Lumia 920, o Samsung Ativ S e o "baratinho" Lumia 520.



Fonte: http://www.techtudo.com.br

Deixe seu comentário

Você está em Vassouras / RJ
Portal Vassouras
Unidade Vassouras, RJ


Exit Consultoria Empresarial LTDA-ME - 07.867.086/0001-01
© 2008-2014 Copyright Franquia Portal da Cidade ®